domingo, 6 de setembro de 2009

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Projeto Cooperativo de Aprendizagem


PLURALIDADE CULTURAL: COMBATENDO A DISCRIMINAÇÃO



Escola: Escola Estadual Dª Caetana America de Menezes


Turma:


Série: 3º Ano


Período: Vespertino


Professora: Keile Cristina
Justificativa:


A lei nº 10.639/03 tornou obrigatório o ensino da História da África e dos afro-brasileiros no ensino fundamental e médio. Reconhecendo a importância da aplicação da lei na luta contra o racismo para que todos possam se identificar no espaço escolar acredita-se que através de uma proposta pedagógica voltada para a conscientização, o interesse, a valorização da cultura e a identidade negra, precisa começar desde cedo com os pequenos, privilegiando a questão da identidade, da diversidade e auto-aceitação.


O trabalho será desenvolvido não apenas focando as crianças afro-descendentes e sim o grupo num todo. Em uma de nossas rodas de conversa percebeu-se que nem as crianças estão imunes as diversas formas de discriminação. Diante desse fato, nasceu a idéia de fazermos uma releitura da obra: Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado (Ed. Ática).


Como enriquecimento e possibilidades de construção de novos conhecimentos será realizado um trabalho de leitura e releitura de algumas obras do pintor Cândido Portinari, que demonstram a sua preocupação com a fome, a miséria, a guerra e com os excluídos.


A partir do livro e o envolvimento das crianças, serão exploradas situações de leitura e escrita, dramatizações, rodas de conversa, histórias das famílias, brincadeiras, músicas e outras possibilidades de atividades pertinentes ao tema.


Problematização:


Somos todos iguais ou pertencemos a diferentes grupos étnico-raciais?


Objetivo Geral:


Conhecer as diversas influências étnicas na formação cultural brasileira, adotando uma postura de respeito e valorização para com esses grupos.


Objetivos Específicos:


Descobrir sua identidade familiar através da exploração da árvore genealógica;


Localizar a África no globo terrestre;


Identificar as diferenças e semelhanças existentes entre seus colegas;


Trabalhar a noção de diversidade no grupo;


Conhecer a influência da culinária africana e indígena em nossa alimentação;


Produção de um livro,do livro Menina bonita do laço de fita .
Procedimentos Metodológicos:


Dinâmica de sensibilização: caixa com espelho;


Exploração da literatura infantil Menina bonita do laço de fita;


Leitura diária da literatura infantil: Felicidade não tem cor;


Rodas de conversa com relatos do cotidiano;


Leitura de imagens: obras de Portinari;


Leitura de notícias de jornais ou revistas;


Painel de fotos de vários tipos humanos: brancos, negros, índios, orientais;


Observação de mapas e globo;


Pesquisa: história de alimentos de origem africana e indígena;


Entrevistas com familiares;


Atividades com jogos e brincadeiras;


Produção de álbum: desenhos e colagens de fotos ou gravuras de pessoas de todos os jeitos e gêneros;


Explorar o corpo: produzir bonecos com massinha de modelar;


Fazer sua árvore genealógica, descobrindo sua identidade familiar;
Conceitos Disciplinares:


MATEMÁTICA: sistema decimal e de medidas, adição e subtração com reserva, geometria;


LÍNGUA PORTUGUESA: oralidade, leitura, escrita, produção textual;


CIÊNCIAS: evolução das espécies, corpo humano, alimentação; higiene e saúde;


GEOGRAFIA: localização, relações espaciais;


HISTÓRIA: tempo, relações sociais;


EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: linhas, texturas, cores, formas e releituras das obras de Portinari.
Temas Multidisciplinares:


Pluralidade cultural


Saúde


Ética e cidadania


Recursos:


Livros infantis e informativos; cd´s; máquina fotográfica; aparelho de som; dvd; massa de modelar; papéis: sulfite, cartão, pardo.
Período de Realização:


De outubro a novembro de 2009


Socialização:


Para comunidade escolar em eventos coletivos.

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