ESCOLA ESTADUAL DONA CAETANA AMÉRICA DE MENEZES
PROJETO O PATINHO FEIO
Turma: 1° ano
Professora Coordenadora: Keile Cristina
Pedagoga: Sirlei Pires
JUSTIFICATIVA
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:
Recuperar as histórias da primeira infância; Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa; Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa; Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professora e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar; Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação; Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,); Explorar a linguagem oral e escrita.
MATERIAL
CD da história O Patinho feio
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:
Recuperar as histórias da primeira infância; Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa; Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa; Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professora e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar; Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação; Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,); Explorar a linguagem oral e escrita.
MATERIAL
CD da história O Patinho feio
CD da música O Pato
VídeoTelevisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
VídeoTelevisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
Sucatas diversas para confecção de fantoches
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
Ø Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
Ø Ler a história toda e mostrar as figuras;
Ø Apresentar a turma um patinho, onde os alunos levarão para casa, e registrarão como foi o dia com o patinho.
Ø Cuidar e observar o patinho diariamente na sala de aula
Ø Dar um nome ao patinho
Ø Ouvir o CD;
Ø Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
Ø Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
Ø Ouvir outras histórias como; O Pato medroso;
Ø Assistir o filme: O Patinho feio e fazer a comparação com a história;
Ø Dramatização e teatro;
Ø Atividades orais e/ou escritas tais como:
Escrita de palavras com letras móvel
Caça-personagens
Cruzadinha
Seqüência com tarjas (música)
Reescrita coletiva do texto
Escrita de palavras com letras móvel
Caça-personagens
Cruzadinha
Seqüência com tarjas (música)
Reescrita coletiva do texto
Ø Frases enigmáticas
Ø Cantar a música O Pato de Vinícius de Maraes e Toquinho;
Ø Confecção de um livro;
TEMAS TRANSVERSAIS
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas. Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
HISTÓRIA – GEOGRAFIA – CIÊNCIAS
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,...
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário